segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lembranças da infância


Quem nunca se lembrou de momentos da infância ou da adolescência ao consumir um prato especial? Pode ser brigadeiro de colher, arroz carreteiro, macarronada ou farinha láctea. Cada pessoa conhece uma receita diferente que ativa a memória.
Essa comida especial, que faz você se sentir bem, agora tem nome específico e virou tendência em restaurantes do mundo todo. Batizada de comfort food, ela é composta por pratos que resgatam momentos vividos em família e na infância e é capaz de melhorar o humor de qualquer um.
As refeições, no entanto, não são sinônimos de comida caseira. Há quem reviva boas lembranças comendo um simples hambúrguer, por exemplo.
O conceito da comfort food surgiu nos Estados Unidos, onde é conhecida também como pleasant food, que significa comida prazerosa. Esse cardápio especial fez sucesso e se espalhou pelo globo porque dá a sensação de segurança emocional, mesmo que por poucos minutos e de forma inconsciente. Assim, as pessoas procuram por restaurantes que oferecem esse tipo de alimento para aliviar o stress do dia-a-dia.
Os pratos variam de acordo com a localidade e a época. Afinal, o pão-de-queijo que desperta boas lembranças nos mineiros pode não ter o mesmo efeito na memória dos catarinenses.
Pesquisas realizadas recentemente identificaram, inclusive, quais tipos de comidas despertam a memória de cada grupo de indivíduos. Os homens tendem a preferir comidas quentes e que possuam carne, enquanto as mulheres optam pelos lanches, como chocolate e sorvete.