domingo, 27 de março de 2011

Almoço da semana - 28.03 a 01.04

SEGUNDA - 28.03
Segunda sem carne
Risoto de tomate, brócolis e manjericão
Salada de grão de trigo
Abobrinhas recheadas
Salada verde c/ tomate seco
Mix de saladas

TERÇA - 29.03
Temática (portuguesa)

Carne de porco à Alentejano/opção vegetariana: almôndegas de atum
Salada de grão de bico
Salada de rúcula com tomate
Arroz branco e integral

QUARTA - 30.03
Peixe
Filé de peixe com molho de abóbora e espinafre
Feijão caseiro
Arroz branco e integral
Salada mix de legumes e verdes

QUINTA - 31.03
Brasileirinho (MA)
Galinhada c/ pirão de parida
Arroz de couve integral
Farofa de talos de agrião
Salada de cenoura
Feijão do sertão
Mix de saladas

SEXTA - 01.04
Prato Especial
Lasagna com frango
Lasagna de molho branco e espinafre
Salada morna de feijão e pão
Torradas italianas
Caponata de berinjela
Mix de folhas e frutas

-> Clique AQUI para baixar o cardápio do mês todo. <-

Lanche da semana - 28.03 a 01.04

SEGUNDA - 28.03
Bauru de forno
Leite com achocolatado
Frutas da estação

TERÇA - 29.03
Bolo de maçã estelar
Suco de abacaxi
Frutas da estação

QUARTA - 30.03
Cachorro-quente de forno
Suco de laranja
Frutas da estação

QUINTA - 31.03
Pavê de Paçoca
Chá gelado
Frutas da estação

SEXTA - 01.03
Pão de trigo com pastinha de ricota ou doce de leite
Limonada
Frutas da estação

-> Clique AQUI para baixar o cardápio do mês todo. <-

domingo, 20 de março de 2011

Segunda sem carne - Pelo Planeta

A Cozinha Pedagógica Céu da Boca participa do movimento Segunda sem carne. De acordo com o Environment Defense Fund, se deixarmos de comer carne somente uma vez por semana, as emissões que seriam economizadas seriam o equivalente a retirar 5 milhões de carros das ruas.




A indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13% (1).


A pecuária gera diretamente 80% do desmatamento no bioma amazônico (2) e 14% em todo o mundo.


Somos quase 7 bilhões de pessoas na Terra e criamos, para produzir carne, mais de 30 bilhões de animais (3) que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, despejam detritos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica.

Atualmente, são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo (4), com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável.


A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.) (5).


Os animais são explorados pelo homem de forma inaceitável e insustentável. Hoje se mantam em cerca de quinze dias, o mesmo número de animais abatidos em um ano na década de 50.


Criados para abate, bois, porcos, frangos, peixes, coelhos e outros animais levam uma vida de sofrimento, medo e privação, pois se foi o tempo em que eles viviam soltos nas fazendas. A tortura e a morte de animais para alimentação é incompatível com uma cultura de paz. A alimentação sem carne é uma forma de praticar a não-violência.

_________

(1) FAO (2009)

(2) Ministério da Agricultura

(3) Incluindo aves, peixes, camarões e moluscos

(4) Dados da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) para 2010. Não inclui peixes e demais animais aquáticos.

(5) FAO (2005)

(disponível em http://www.svb.org.br/segundasemcarne/index.php?option=com_content&view=article&id=8:pelo-planeta&catid=4:pelo-planeta&Itemid=5)

Segunda Sem Carne e as diretrizes do Ministério da Saúde

Céu da Boca apoia o movimento Segunda sem carne
A retirada da carne do cardápio às segundas-feiras, provavelmente não será ainda suficiente para ajustar o cardápio brasileiro marcado pelo seu consumo excessivo, mas é uma atitude positiva em direção à melhor educação e abertura a novos sabores.
Segunda Sem Carne e as diretrizes do Ministério da Saúde:

Segundo a diretriz, os alimentos principais para uma alimentação saudável são os cereais, pães e massas, frutas, legumes e verduras, feijões e outros vegetais ricos em proteína.

Cereais (de preferência integrais), frutas, legumes, verduras e feijões devem, em conjunto, fornecer 55 a 75% do total de energia diária da alimentação.

Os alimentos de origem animal só integram um cardápio saudável se em consumo moderado.

O consumo de carnes deixou de ser moderado há muito tempo, fazendo com que o brasileiro se exponha de forma excessiva aos malefícios do seu consumo. Em análise comparativa, conforme divulgado no Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, o consumo do brasileiro entre os anos de 1974 a 2003 mostra a seguinte realidade:

- Cereais, raízes e tubérculos: houve redução do seu consumo de 42,1 para 38,7%. O consumo mínimo recomendado é de 45%. O consumo atual deve ser aumentado em 20%.

- Frutas, legumes e verduras: mantêm-se em baixo consumo, correspondendo apenas a 3 a 4% do valor energético consumido. O consumo preconizado diariamente é de 9 a 12%. É necessário aumentar pelo menos 3 vezes o consumo desses alimentos pela população. Isso corresponde à ingestão mínima de 400 gramas por dia.

- Feijões: o seu consumo vem se mantendo na faixa preconizada (53,68%), mas há uma tendência de queda preocupante, necessitando ser revertida em curto espaço de tempo. Quando comparada com o consumo em 1974, a sua redução foi de 31%.

- Carnes, laticínios e ovos: vem aumentando gradativamente (especialmente as carnes): de 14,9 para 21,2%. É importante frear esse aumento progressivo. Nas famílias de baixa renda o consumo é de 11,7%, enquanto nas de maior renda é de 24,1%.

- O consumo de carnes aumentou 50% sendo 23% para carne bovina e 100% para carne de frango. Os embutidos (presunto, salame...) aumentaram 300%.

- Sal: o uso avaliado em domicílio (não computado os valores somados às refeições fora de casa) é de 9,6 g de sal por dia por pessoa, enquanto não deveria ultrapassar 5 gramas. O consumo de sal deveria ser reduzido pela metade. Outros estudos solicitam a redução em 3 vezes.

- O uso de refeições prontas e misturas industrializadas aumentou 82%. O percentual de despesas com alimentação fora do domicílio nas zonas urbanas é de 25,7%. Nas áreas rurais, aumentou 13,1%.

- É recomendado que o consumo de gorduras totais seja reduzido em 10%, e no caso da população urbana, em 16%.



Frente a todos esses dados, é sensato estimularmos a população a aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal (cereais, feijões, batatas, legumes, verduras e frutas) e reduzir o consumo de carnes.

Somado ao aumento do consumo fora de casa, é desejável que os estabelecimentos comerciais que servem refeições possam auxiliar o brasileiro a encontrar opções de alimentação mais saudável, que auxiliem a equilibrar a inadequação apontada pelo consumo excessivo de carne, conforme o Ministério da Saúde.

Um dos fatos mais marcantes é o aumento em 300% do consumo de embutidos, que é a pior forma de aumentar o risco de câncer de intestino grosso (veja referência de estudos abaixo).

domingo, 13 de março de 2011

Almoço da semana - 14.03 a 18.03

SEGUNDA - 14.03
Segunda sem carne
Arroz integral com brócolis
Quibe de abóbora
Legumes à portuguesa
Feijão
Salada

TERÇA - 15.03
Temática (uruguaia)

Torta de carne
Espaguete ao molho Caruso
Tomate recheado
Salada Montevideo

QUARTA - 16.03
Peixe
Filés in crosti com molho de requeijão
Paella de legumes
Salada de grãos de trigo ao vinagrete
Salada Totti

QUINTA - 17.03
Brasileirinho (RN)
Costela na panela de pressão
Arroz com cenoura e castanha
Espetinho de abacaxi com tomate
Farofa de feijão verde
Salada de tomate, pimentão e cebola

SEXTA - 18.03
Prato Especial
Bolo de carne recheado
Feijão
Arroz com brócolis e arroz branco
Tomate temperado
Mix de folhas e frutas

-> Clique AQUI para baixar o cardápio do mês todo. <-

Lanche da semana - 14.03 a 18.03

SEGUNDA - 14.03
Broa recheada
Limonada suíça
Frutas da estação

TERÇA - 15.03
Bolo de cenoura
Capuccino ice
Frutas da estação

QUARTA - 16.03
Doce de banana angolano
Suco de laranja c/ cenoura e gengibre
Frutas da estação

QUINTA - 17.03
Sanduíche de presunto e queijo
Gelatta de maracujá
Frutas da estação

SEXTA - 18.03
Mousse de abacaxi
Chá de hortelã geladinho
Frutas da estação

-> Clique AQUI para baixar o cardápio do mês todo. <-