A Cozinha Pedagógica Céu da Boca participa do movimento Segunda sem carne. De acordo com o Environment Defense Fund, se deixarmos de comer carne somente uma vez por semana, as emissões que seriam economizadas seriam o equivalente a retirar 5 milhões de carros das ruas.
A indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13% (1).
A pecuária gera diretamente 80% do desmatamento no bioma amazônico (2) e 14% em todo o mundo.
Somos quase 7 bilhões de pessoas na Terra e criamos, para produzir carne, mais de 30 bilhões de animais (3) que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, despejam detritos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica.
Atualmente, são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres por ano no mundo (4), com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente capaz de encher nossos pratos. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável.
A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 10 kg de proteína vegetal (milho, soja etc.) (5).
Os animais são explorados pelo homem de forma inaceitável e insustentável. Hoje se mantam em cerca de quinze dias, o mesmo número de animais abatidos em um ano na década de 50.
Criados para abate, bois, porcos, frangos, peixes, coelhos e outros animais levam uma vida de sofrimento, medo e privação, pois se foi o tempo em que eles viviam soltos nas fazendas. A tortura e a morte de animais para alimentação é incompatível com uma cultura de paz. A alimentação sem carne é uma forma de praticar a não-violência.
_________
(1) FAO (2009)
(2) Ministério da Agricultura
(3) Incluindo aves, peixes, camarões e moluscos
(4) Dados da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) para 2010. Não inclui peixes e demais animais aquáticos.
(5) FAO (2005)
(disponível em http://www.svb.org.br/segundasemcarne/index.php?option=com_content&view=article&id=8:pelo-planeta&catid=4:pelo-planeta&Itemid=5)
0 comentários:
Postar um comentário