domingo, 4 de dezembro de 2011

Expedito, o cozinheiro

Conheça um dos livros que enriqueceu o universo dos estudantes da Escola da Fazenda este ano, da Educação Infantil ao 7º ano:

O protagonista Expedito - junto com seu aprendiz Dito, e Margarina, sua gatinha de estimação - falou da importância do fogo e de sua utilidade no preparo dos alimentos. Mostrou pratos típicos do Brasil e de outros países, dando dicas valiosas pra quem quer se aventurar numa cozinha, além de sugestões de brincadeiras com os alimentos.

A dinâmica começou com a contação da história por três estudantes do 7º ano, Kendji, Gabriel e Jayme para todas as turmas da escola.










Em seguida, foram realizadas oficinas de temperos e utensílios da cozinha, também com todas as turmas. Nesta oficina, contamos um pouco sobre a história das especiarias e sua grande importância na descoberta de novas terras e na evolução de algumas nações.

Também discutimos a importância das especiarias para caracterizar e temperar os pratos, bem como suas propriedades digestivas. Nessa oficina exploramos ainda os instrumentos da cozinha e como deveriam ser os primeiros utensílios usados pelo homem.

Depois, concluímos com uma segunda oficina: o preparo do sanduíche. Esta oficina proporcionou uma experiência interessante no que se refere à arte do preparo, do cuidado, e da combinação de alguns ingredientes, resultando na preparação e distribuição do lanche para os colegas das outras turmas.

Ambas as oficinas foram orientadas pela Cozinha Céu da Boca que, desde o início do projeto, pensou, preparou e esteve presente nas atividades com os estudantes.
O trabalho com as turmas do 5º ao 7º ano também envolveu conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa: receitas, pesquisas, sugestões de preparo de alguns alimentos, visitando, dessa forma, algumas culturas e valorizando o que nos nutre fisicamente.

Que o Expedito continue nos impulsionando a uma consciência ativa em tudo que estiver relacionado à nossa alimentação.

Ah! Ele, junto com o Dito e a Margarina, também estiveram presentes na Mostra de Trabalhos 2011.

Profª. Roberta Cabrera Gomes e Suzanne Macagnan

0 comentários: