segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Almoço da semana - 22.11 a 26.11

SEGUNDA - 22.11
Segunda sem carne
Chipaguaçu
Feijão caprichado
Arroz branco e integral com ervas
Salada de morango, rúcula e queijo branco
Salada de agrião com laranja

TERÇA - 23.11
Temática (Indiana)

Frango com especiarias
Arroz com frutas
Arroz integral
Batata com couve- flor e especiarias
Espinafre com queijo
Lentilha especial

QUARTA - 24.11
Peixe
Postinhas Bob Marley
Arroz com leite de coco e curry
Arroz integral
Salada de repolho, maçã, salsão e gergelim
Salada de alface e tomate

QUINTA - 25.11
Brasileirinho (PB)
Arroz de leite e integral
Carne de panela
Salada natural
Salada de feijão fradinho

SEXTA - 26.11
Prato Especial
Bisteca suína
Purê de batata
Feijão caseiro
Arroz integral
Salada colorida
Radiche com bacon

Lanche da semana - 22.11 a 26.11

SEGUNDA - 22.11
Bolo de banana
Limonada
Frutas da estação

TERÇA - 23.11
Cachorro-quente
Suco de laranja
Frutas da estação

QUARTA - 24.11
Pão de trigo com melado e/ou manteiga
Suco especial
Frutas da estação

QUINTA - 25.11
Arroz doce com leite de coco e morango
Capuccino gelado
Frutas da estação

SEXTA - 26.11
Sanduíche natural
Suco de abacaxi
Frutas da estação

sábado, 20 de novembro de 2010

Uma experiência saborosa


Estamos completanto quase um ano de Cozinha Pedagógica Céu da Boca e podemos afirmar a todos que estamos muito felizes. Começamos nosso trabalho na Escola da Fazenda com muita vontade e objetivos e ficamos contentes em constatar que muitos deles foram atingidos. Nossas ações foram sempre no sentido de promover conceitos de sustentabilidade, trabalhando na formação de seres humanos mais saudáveis e comprometidos ambiental e socialmente em suas ações e escolhas.

Durante os últimos meses, tivemos a oportunidade de difundir práticas alimentares saudáveis e produzir o lanche na própria escola, minimizando o consumo de produtos industrializados com a oferta de alimentos in natura ou produzidos de maneira artesanal. Sempre que possível, introduzimos nos cardápios produtos orgânicos e/ou provenientes de produtores locais. Também buscamos conscientizar os estudantes sobre os impactos causados pela alimentação nas nossas vidas, incluindo sua produção, transporte, processamento, consumo e disperdício.

A oferta de alguns alimentos – como produtos integrais ou legumes e frutas em tortas e pães, por exemplo – apresentou resistência no início. Mas com carinho, mudanças de estratégia, informação e a participação da equipe de professores, aos poucos nossos estudantes foram adquirindo novos hábitos. Conseguimos introduzir vários alimentos diferentes e desenvolver a cultura de provar o novo, trabalhando não apenas o paladar, mas também elementos culturais e históricos relacionados à comida.

Ainda há alguma resistência, mas é gratificante ouvir de muitas famílias – ou mesmo dos próprios estudantes – que antes eles não gostavam ou nunca tinham provado determinado alimento e agora gostam. Pudemos perceber o consumo crescente de alimentos recusados em um primeiro momento e ver o disperdício diminuir a cada dia. Tudo isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo.

Apenas iniciamos o caminhar, os desafios não estão todos superados e novos ainda podem surgir. É preciso estar atento às novidades, reações e necessidades dos estudantes. Criar e cultivar bons hábitos alimentares é um trabalho diário, no qual a parceria com a família é fundamental.

Valorizar o momento da refeição, insistir, explicar e ter criatividade em apresentar o novo são atitudes indispensáveis para consolidar o aprendizado. Segundo pedagogos e nutricionistas, a criança que aprende desde pequena a ter uma alimentação balanceada e vê esse exemplo em seus pais e na escola terá muito mais chance de manter hábitos saudáveis por toda a vida.

Queremos aproveitar este espaço para agradecer as famílas e professores que nos apoiaram e acreditaram em nossa proposta. Obrigada pelo carinho, pela parceria nos projetos pedagógicos, pelos temperos, frutas e verduras que muitos trouxeram de suas hortas e pomares. Vocês fazem parte dessa realização!

Obrigada,
Suzanne e Ana

Raivinhas de coco

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de maizena
  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de coco ralado
  • 1 xícara (chá) de margarina sem sal
Modo de Preparo
  1. Em uma tigela, colocar a maizena, a farinha de trigo, o açúcar, o coco ralado e a margarina e amassar bem para misturar os ingredientes
  2. Fazer bolinhas com essa massa e colocar em uma assadeira sem untar
  3. Leve ao forno preaquecido (180C) e asse até ficarem douradas
(rende 50 porções)