Estamos completanto quase um ano de Cozinha Pedagógica Céu da Boca e podemos afirmar a todos que estamos muito felizes. Começamos nosso trabalho na Escola da Fazenda com muita vontade e objetivos e ficamos contentes em constatar que muitos deles foram atingidos. Nossas ações foram sempre no sentido de promover conceitos de sustentabilidade, trabalhando na formação de seres humanos mais saudáveis e comprometidos ambiental e socialmente em suas ações e escolhas.
Durante os últimos meses, tivemos a oportunidade de difundir práticas alimentares saudáveis e produzir o lanche na própria escola, minimizando o consumo de produtos industrializados com a oferta de alimentos in natura ou produzidos de maneira artesanal. Sempre que possível, introduzimos nos cardápios produtos orgânicos e/ou provenientes de produtores locais. Também buscamos conscientizar os estudantes sobre os impactos causados pela alimentação nas nossas vidas, incluindo sua produção, transporte, processamento, consumo e disperdício.
A oferta de alguns alimentos – como produtos integrais ou legumes e frutas em tortas e pães, por exemplo – apresentou resistência no início. Mas com carinho, mudanças de estratégia, informação e a participação da equipe de professores, aos poucos nossos estudantes foram adquirindo novos hábitos. Conseguimos introduzir vários alimentos diferentes e desenvolver a cultura de provar o novo, trabalhando não apenas o paladar, mas também elementos culturais e históricos relacionados à comida.
Ainda há alguma resistência, mas é gratificante ouvir de muitas famílias – ou mesmo dos próprios estudantes – que antes eles não gostavam ou nunca tinham provado determinado alimento e agora gostam. Pudemos perceber o consumo crescente de alimentos recusados em um primeiro momento e ver o disperdício diminuir a cada dia. Tudo isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo.
Apenas iniciamos o caminhar, os desafios não estão todos superados e novos ainda podem surgir. É preciso estar atento às novidades, reações e necessidades dos estudantes. Criar e cultivar bons hábitos alimentares é um trabalho diário, no qual a parceria com a família é fundamental.
Valorizar o momento da refeição, insistir, explicar e ter criatividade em apresentar o novo são atitudes indispensáveis para consolidar o aprendizado. Segundo pedagogos e nutricionistas, a criança que aprende desde pequena a ter uma alimentação balanceada e vê esse exemplo em seus pais e na escola terá muito mais chance de manter hábitos saudáveis por toda a vida.
Queremos aproveitar este espaço para agradecer as famílas e professores que nos apoiaram e acreditaram em nossa proposta. Obrigada pelo carinho, pela parceria nos projetos pedagógicos, pelos temperos, frutas e verduras que muitos trouxeram de suas hortas e pomares. Vocês fazem parte dessa realização!
Obrigada,
Suzanne e Ana
Suzanne e Ana
0 comentários:
Postar um comentário