Conheça as propriedades do tomate e por que é considerado um alimento funcional:
O tomate, que parece ser da família dos legumes, mas é na realidade uma fruta, traz muitos benefícios à saúde.
Depois de muitos estudos, acabou integrando a lista dos chamados alimentos funcionais, pois, além dos nutrientes básicos, contém substâncias capazes de manter o bem-estar e de reduzir o risco de doenças.
O tomate é rico em um poderoso nutriente: o licopeno, precursor da vitamina A e que confere o tom vermelho à fruta. O licopeno ajuda a proteger células saudáveis dos efeitos dos radicais livres, retardando o envelhecimento e diminuindo os riscos de câncer.
Como o calor aumenta a biodisponibilidade deste nutriente, sendo melhor absorvido pela corrente sanguínea, o melhor jeito de se consumir o tomate é em forma de molhos, pois desta maneira aproveita-se ao máximo seu potencial.
Além do licopeno, o tomate também possui outras excelentes substâncias benéficas ao corpo humano, como as vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio. Novos estudos apontam, ainda, o papel do tomate na prevenção de doenças cardíacas e no controle da pressão arterial.
Receita fácil de molho de tomate
1 kg de tomate maduro, de prefêrencia ao tipo italiano ou débora
2 colheres de sopa de manjericão fresco
1 pitada de açucar
Sal e pimenta do reino a gosto
Bata tudo no liquidificador. Use em pizzas, lasanhas ou outras massas que vão para o forno. Para massas que não vão ao forno, refogue meia cebola e um dente de alho em duas colheres de azeite de oliva e acrescente o molho. Deixe cozinhar por uns cinco minutos.
Esse molho pode ser congelado.
1 comentários:
É legal aproveitar a oferta de tomates e congelar o molho para a época em que ele está fora de época, caro e com mais agrotóxico.
Postar um comentário