quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Brócolis, mais um alimento funcional
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Lembranças da infância
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Oficina de pão com 1° e 2° ano
Para encerrar o projeto "Alimentação Saudável" as turmas do 1° e 2° ano botaram a mão na massa, literalmente. A receita escolhida para receber as famílias dos estudantes das duas turmas foi o Pão de 7 grãos.
Conversamos um pouco sobre alguns dos grãos trazidos para fazer a massa: linhaça e suas fibras, ômegas-3, 6 e 9, poderosas aliadas no combate a problemas cardiovasculares; o gergelim, rico em ferro, fibras e proteínas, com ação antioxidante; a semente de girassol, que contribui na desintoxicação do organismo e no relaxamento nervoso; o trigo sarraceno, auxiliar no controle das taxas de glicose na sangue; além do centeio, trigo integral e a aveia.
Todos os estudantes ajudaram a calcular a quantidade de ingredientes necessária para quadruplicar a receita original, quebrar os ovos, fracionar e adicionar cada um dos componentes à massa. Depois de amassar, era "hora de deixar que o tempo fizesse sua dança". Com a massa crescida as crianças deixaram a imaginação dar forma a seus pãezinhos. Teve caracol, sol, aranha, flor...E o cheiro do pão assando se espalhou pela Escola.
No final da tarde as famílias convidadas chegaram para saborear os pãezinhos e saber como foi desenvolvido o projeto ao longo do trimestre. As professoras Leyla e Liliane fizeram uma exposição com fotos e depoimentos das crianças, que dia após dia aprendem mais sobre a importância de fazer boas escolhas e introduzir novos hábitos em sua alimentação. Por fim, partilharam os pãezinhos acompanhados de chá de hortelã!
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Como garantir que as crianças tenham uma alimentação saudável
É um grande desafio para os pais e educadores ensinarem as crianças hábitos de alimentação saudável. A correria do dia a dia não nos permite ao menos ter tempo para verificar e acompanhar o que os nossos filhos estão fazendo e de que forma eles estão se alimentando.
Para garantir que as crianças tenham uma alimentação nutricionalmente adequada deve-se seguir algumas dicas:
- Evitar o consumo de alimentos industrializados, devido a grande quantidade de corantes, gordura trans, calorias vazias e a pequena quantidade de vitaminas e minerais. Estes alimentos são ricos apenas em lipídios e carboidratos, ou seja, as famosas “calorias vazias”, acarretando em ganho de peso e carências nutricionais.
- Evitar o consumo de refrigerantes e sucos artificiais, dando preferência à água, chás e sucos naturais.
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.
- Na hora de preparar um lanche dê preferência aos sanduíches naturais, salada de frutas, iogurte, barra de cereal e sucos naturais.
- Substitua doce e guloseimas por frutas, bolachas sem recheio ou mesmo uma barrinha de cereal.
As crianças necessitam de todos os nutrientes presentes em uma pirâmide alimentar: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais. Cada um deles possui sua função para o desenvolvimento do organismo.
Adaptado do texto de Cristiane Zoller (nutricionista)
sábado, 26 de maio de 2012
Food Revolution Day - Peixada do Infantil
Florianópolis foi uma das quatro capitais brasileiras a sediarem o movimento. Por aqui, os "embaixadores" do Food Revolution foram a cozinha Céu da Boca e os pequenos cozinheiros da Educação Infantil da Escola da Fazenda.
Tudo foi planejado pela galera da cozinha - Ana Carolina e Suzanne - e pelas professoras Andreza e Gabriela. Em sala as crianças discutiram hábitos alimentares e promoveram um mural de troca de receitas saudáveis e deliciosas. Enquanto na cozinha o cardápio foi inspirado no projeto da turma "Mergulho no Conhecimento" e contou com pratos típicos da Ilha: uma colorida peixada e o tradicional pirão, acompanhados de arroz integral, salada verde com frutas e salada cremosa de cenoura, beterraba e iogurte.
Famílias mobilizadas, amigos e defensores da causa se reuniram no sábado de manhã para juntos prepararem um almoço festivo. Ingredientes locais, folhas e arroz orgânicos e ervas aromáticas da nossa horta foram usados para compor a mesa.
Enquanto alguns adultos encarregavam-se do mise en place, lavando e cortando os vegetais e temperando o peixe, as crianças se divertiam em um desafio: descobrir a fruta secreta usando apenas um sentido de cada vez. Primeiro reconheceram frutas e alguns legumes, depois, precisavam identificá-los usando apenas o tato. E elas saíram-se muito bem! Por fim, foi a hora de desafiar o paladar: banana, maçã, manga, kiwi, caqui, carambola, laranja e... pepino? "Opa! Isso não é fruta", diziam, ao estranhar a surpresinha.
Na cozinha conversávamos sobre a importância de dedicar um tempo para cozinhar e como uma atividade tão rotineira pode ser decisiva para melhorar a qualidade de vida e a saúde de toda a família. Ponto para a comida de verdade!
As crianças, todas de touquinha e mãos lavadas, estavam ansiosas para ajudar a preparar o prato. Afinal, é a Peixada do Infantil, não é? Foram elas que montaram com entusiasmo a caçarola com peixe, batatas, tomate e o que elas mais gostaram, pimentões coloridos!
Foi um banquete para todos os sentidos e um rico momento de interação entre as famílias e as crianças. Fomos para casa com uma fagulha - quem sabe um compromisso - de cuidar bem da alimentação de nossas famílias e passar este cuidado adiante; e as crianças com a sensação de que comer bem é uma brincadeira pra lá de gostosa, e talvez com a sementinha da "revolução" plantada no coração. Teve criança que foi dormir dizendo: "quero mais Food Revolution!"
terça-feira, 22 de maio de 2012
Smoothie de maçã e morango
Ainda dando continuidade ao projeto de alimentação saudável, na quinta-feira, 10 de maio, fizemos uma oficina de smoothie. O objetivo principal era falar sobre o leite e suas propriedades.
Conversamos sobre a pasteurização e a importância desse processo que melhorou a qualidade de vida dos humanos permitindo que produtos, como por exemplo o leite, pudessem ser transportados sem sofrerem decomposição.
Também mostramos a diferença do leite longa vida e o leite cru orgânico, agora servido uma vez por semana para os estudantes.
O leite cru e não pasteurizado é mais rico em sabor e cremosidade. A diferença existente entre o leite pasteurizado e o leite cru é que este último conserva intacta todas as propriedades químicas e bacteriológicas que ajudam a digestão e no sistema imunológico; contém ácidos graxos ômega3, vitaminas do complexo B e C, ácido fólico e outros nutrientes que são quase totalmente destruídos no processo de pasteurização.
Para finalizar fizemos um smoothie com leite cru e um com leite de caixinha para eles perceberem a diferença. A receita foi feita com banana congelada, que dá uma consistência semelhante à do sorvete e é muito mais saudável.
Receita do Smoothie
Ingredientes
- 8 bananas descascadas, picadas e congeladas
- 1 bandeja de morango
- 4 maçãs
- 2 litros de leite
Como fazer
- Bata tudo no liquidificador e saboreie!
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Sopa de legumes com o 1o e 2o ano
Na sexta feira passada, dia 4 de maio, fizemos mais uma oficina com as turmas do primeiro e do segundo ano.
Exposição da pesquisa feita em casa, relacionada à verdura ou legume preferido.
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Almoço da semana - 21.05 a 25.05
Segunda sem carne
Arroz branco e integral com ervas
Rolinhos de abobrinha e de berinjela com queijo
Feijão
Salada colorida (cenoura, beterraba e repolho)
Salada verde
Batata doce assada
Salada caprese
TERÇA - 22.05
Temática (japonesa)
Lombo agridoce
Berinjela ao gengibre
Salada de repolho
Espetinho com tofu
Arroz branco com gergelim
Feijão azuki
QUARTA - 23.05
Peixe
Quibe de peixe
Arroz branco e integral
Salada com batata e maçã
Cenouras, abobrinha e brócolis na manteiga
Tabule
Feijão carioca
QUINTA - 24.05
Brasileirinho (Pará)
Muçuã de botequim
Purê de batata com erva doce
Tomates recheados
Arroz branco e integral
Salada paraense
Salada verde
Feijão caboclo
SEXTA - 25.05
Frango empanado com bolacha
Legumes ao forno
Arroz integral
Salada de rúcula, morango e queijo branco
Feijão caseiro
Salada especial (alface, vagem grelhada e ovo cozido)
Lanche da semana - 21.05 a 25.05
Nega maluca
Suco de maracujá
Frutas da estação
TERÇA - 22.05
Croque monsieur
Suco de limão (manhã) e Chocoleite (tarde)
Frutas da estação
QUARTA - 23.05
Pão de queijo temperado
Chocoleite (manhã) e Suco de limão (tarde)
Frutas da estação
QUINTA - 24.05
Sanduíche natural
Suco de limão
Frutas da estação
SEXTA - 25.05
Pastel de frango e de queijo com orégano
Suco de morango
Frutas da estação
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Chá das letras
A etapa seguinte foi fazer o pão. Todos ajudaram a colocar os ingredientes e enquanto o pão crescia, eles foram para a sala de aula registrar esse momento.
Depois chegou a hora de literalmente colocarmos a mão na massa. Eles adoraram! Todos participaram e fizeram as letras do seu nome. Enquanto isso, ouviram mais uma historinha que falava sobre a forma das letras.
No fim da tarde as famílias foram convidadas a participar do "Chá das letras". Os estudantes ficaram muito felizes em mostrar o resultado final e degustar um chazinho com as letrinhas feitas por eles.
Confira as fotos:
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Oficina de buffet de frutas com o 1o e o 2o ano
Sexta-feira passada foi a vez das turmas do 1o e do 2o ano realizarem uma oficina. Complementando o projeto das professoras Leyla e Liliane, os estudantes ouviram uma história sobre a importância de ingerir frutas, ricas em vitaminas e minerais. Após ouvir a história, os estudantes participaram de todos os processos para realizarmos um delicioso buffet de frutas.
Primeiro foi explicado à eles a importância de deixarmos as frutas de molho com água e hipoclorito de sódio. Depois todos participaram da segunda lavagem das frutas. Com o objetivo de aproximar os estudantes dos alimentos eles cheiraram todas as frutas e sentiram suas texturas. Depois ajudaram a picá-las.
No final montamos um buffet de frutas para todos se deliciarem. E o objetivo foi um sucesso. Eles comeram muitas frutas, aliás, repetiram e limparam as travessas.
Confira as fotos abaixo:
Turmas: 1º ano e 2º ano. Professoras: Leyla e Liliane.
Parceria : Cozinha Céu da Boca
Áreas envolvidas: Língua portuguesa, matemática e ciências.
JUSTIFICATIVA: O interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos. Também é um conteúdo comum no planejamento entres as turmas.
OBJETIVOS: * Ampliar o vocabulário; * Promover o consumo de frutas, legumes e verduras; * Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos; * Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles; * Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos; * Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas); * Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos; * Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios; * Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos
PLANO DE ACÃO 1ª AULA: FRUTAS
Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais à saúde quando ingerido em excesso, etc. legumes. Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos) O objetivo é apresentar frutas típicas da região e fazer com que as crianças conheçam as preferências do colega. Para explorar o tema e envolver outras áreas do conhecimento, os alunos serão estimulados a fazer a contagem das frutas e agrupá-las por cores, tamanhos, texturas e tipos. Finalizar com oficina de um buffet de frutas. Para treinar a ortografia, os alunos registraram a receita.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Oficina Educação infantil "Nhami, nhami"
Na quinta feira passada, a Cozinha Céu da boca e a turma da educação infantil realizaram mais uma oficina. O objetivo da oficina era o de de incentivar os nossos estudantes a comer ainda mais frutas, conhecer novas texturas e experimentar novos sabores.
Primeiro tivemos uma contação de história sobre as frutas e como elas são nutritivas e importantes para nossa saúde, lembrando que quanto mais colorido for o nosso prato, tanto de frutas como de verduras, mais saudável ele será e estaremos ingerindo diferentes tipos de vitaminas.
Depois, de forma lúdica e prazerosa, os estudantes foram estimulados a usar a criatividade e inventar formas, bichos, plantas e objetos com as frutas. Após montarem as figuras, eles ("nhami, nhami") devoraram os pratos cheios de frutas. O resultado foi muito legal, eles comeram muuuitas frutas e adoraram.
Vejam as fotos:
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Almoço - 23.04 a 27.04
Segunda sem carne
Batatas rústicas assadas
Legumes gratinados com molho branco e queijo
Feijão
Arroz branco e integral
Salada de cenouras com maçãs e tomates
Salada verde
TERÇA - 24.04
Temática (francesa)
Ratatouille
Salada Colmarienne
Salada verde com tomate
Feijão
QUARTA - 25.04
Peixe
Tainha metida à besta
Arroz branco e integral
Feijão
Brócolis e batatas gratinados
Salada grega
Salada de tomate e salsinha
Salada de cenoura
QUINTA - 26.04
Brasileirinho (Santa Catarina)
Salada de repolho roxo e maçã
Batata doce assada
Kassler Rippen (bistequinha de porco)
Legumes da Oma
Arroz branco e integral
Feijão
SEXTA - 27.04
Carne de panela com macarrão Padre Nosso
Macarrão Ave Maria com tomate seco, queijo, rúcula e manjericão
Salada de tomate com rúcula
Caponata
Torradinhas
Lanche da semana - 23.04 a 27.04
Cookies
Capuccino ice ou suco de melancia
Frutas da estação
TERÇA - 24.04
Bolo de laranja
Suco de abacaxi
Frutas da estação
QUARTA - 25.04
Bolinhos de queijo e presunto
Suco de limão
Frutas da estação
QUINTA - 26.04
Sanduíche natural
Suco de laranja
Frutas da estação
SEXTA - 27.04
Palitinhos de queijo
Suco de maracujá
Frutas da estação
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Jogos EFAZ e lanche temático
Para contribuir com essa discussão tão importante, a Cozinha Céu da Boca não podia ficar de fora. Nossa ideia foi produzir um lanche com reaproveitamento de cascas de frutas.
O tema foi abordado em sala pelo professor Isaac de geografia e o lanche escolhido foi bolo de casca de banana. A receita é ótima, pois além de reaproveitar ingredientes que seriam jogados fora, ainda fica muito gostoso. O bolo foi um SUCESSO entre os alunos, que só souberam que era feito de cascas pela rádio da escola, depois do lanche ser servido.
Ainda é válido lembrar que a fome no mundo não é decorrente da falta de alimentos, mas sim da má distribuição deles entre os povos. Pense nisso e confira a receita.
BOLO DE CASCAS
Ingredientes:
- 2 copos de cascas de fruta (manga, goiaba, maçã, banana, etc)
- 1 copo de leite
- 2 ovos
- 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 copo de açúcar
- 2 e 1/2 copos de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- Bata no liquidificador as cascas com o leite, coe e reserve
- Bata as gemas, a manteiga e o açúcar
- Acrescente a farinha, o fermento e o sal às cascas batidas
- Misture bem
- Acrescente as claras batidas em neve
- Asse em uma forma untada
quinta-feira, 15 de março de 2012
Almoço da semana - 19.03 a 23.03
Segunda sem carne
Almôndegas vegetarianas
Feijão
Arroz integral com ervas / arroz branco
Legumes assados ao perfume de tomilho
Chuchu com salsinha
Mix de saladas
TERÇA - 20.03
Temática (chilena)
Lentilhas a la chilena
Ensalada a la Neruda
Salada de abacate com tomate
Arroz branco e integral
Brócolis refogado com cenoura
QUARTA - 21.03
Peixe
Torta de peixe
Arroz integral
Batata soutê
Feijão
Salada mista com molho de iogurte
Salada jardineira
Salada green peace
QUINTA - 22.03
Brasileirinho (Mato Grosso)
Arroz boliviano / arroz branco
Carne seca com abóbora
Chipaguaçu
Feijão
Salada pantaneira
Salada Amazônia
SEXTA - 23.03
(Feriado)
Lanche da semana - 19.03 a 23.03
Bolo formigueiro
Chocoleite geladinho / Suco de maracujá
Frutas da estação
TERÇA - 20.03
Queijo quente de forno
Suco de abacaxi
Frutas da estação
QUARTA - 21.03
Palitinhos de queijo
Suco de laranja
Frutas da estação
QUINTA - 22.03
Pão de trigo com pasta de ricota ou doce de leite
Limonada
Frutas da estação
SEXTA - 23.03
(Feriado)
quarta-feira, 14 de março de 2012
Peixe, mais um alimento funcional
segunda-feira, 12 de março de 2012
Esfiha Festiva
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo e 1 gema
½ xícara de óleo
½ colher de sopa de sal
2 colh. de sopa de manteiga derretida
Farinha de trigo peneirada até obter uma massa macia e que desgrude das mãos (aprox. 5 xícaras)
¼ xícara de fubá para polvilhar
Recheio
500g de carne moída
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta síria
1 cebola
2 tomates grandes e maduros sem pele e sem semente
1 colher de manteiga
Modo de fazer
Misture o leite o fermento e o açúcar e deixe dobrar de volume em uma bacia coberta. Acrescente os ovos, a manteiga o sal e o óleo, misture e vá somando a
farinha aos poucos. Amasse bem e divida a massa em 50 bolinhas e deixe-as crescer em uma assadeira.
Prepare o recheio fritando a carne na manteiga. Bata a cebola e os tomates no liquidificador e acresc
ente à carne. Tempere com o sal e a pimenta. Pré-aqueça o forno (220ºC).
Quando a massa estiver leve e cresci
da, modele pequenos discos afundando os dedos nas bolinhas. Com uma peneira polvilhe o fubá sobre a massa aberta. Coloque o recheio no centro das esfihas deixando uma pequena borda de massa. Asse por aproximadamente 20 minutos.